Offline
Coluna do Luiz Carlos de Almeida
19/10/2019 16:17 em Colunas

O ESTILO DE JOGO VAI MUDAR...

 

Por Luiz Carlos de Almeida.

 

O futebol como a moda; a culinária; as músicas de cada época, e muito mais; vive ciclos, tendências, modismos, enfim...

Até “ontem”, a tendência do estilo de jogo que estava sendo: aplicado, buscado e copiado no Brasil, era a forma em que o Corinthians vinha jogando e ganhando...

Para a sorte do futebol, este ciclo está terminado, afinal, do que consiste mesmo o estilo de jogo do Corinthians; desde Tite e até agora com Carille: um jogo em que se defender é o primordial, um jogo em buscar os gols sempre em contra ataques. Nada que faça lembrar a Escola do Futebol Brasileiro.

E por quê este estilo de jogo do Corinthians está perdendo espaço?

Porque surgiu com a chegada de um técnico português (Jorge Jesus), no clube de maior torcida do Brasil (Flamengo), o ressurgimento de grande parte da cultura futebolística , que nós brasileiros gostamos e aprendemos que futebol  seria deste jeito.

De que jeito?!!

 Um futebol de troca de passes, de velocidade e de busca pelos gols o tempo todo. Um futebol que se dá prioridade em fazer os gols, não em como evitá-los.

Nós brasileiros andamos muito esquecidos dos nossos valores: Nosso futebol é conhecido no mundo todo; porque sempre fomos uma escola de futebol que prima pelo drible; para se quebrar uma marcação; pela jogada de efeito para sair de uma situação extremamente difícil em determinados lances cerrados; pela ginga de corpo pela simples beleza e prazer em jogar futebol.

Hoje temos na mídia impressa, o ex  jogador e hoje colunista de O GLOBO; Paulo Cezar Caju, defendendo este nosso futebol. Ele já vinha escrevendo, e continua á escrever, sobre isto há algum tempo.  Mas foi preciso que um “Portuga”, nos mostrasse, ou lembrasse, dentro de campo, como nós brasileiros jogamos futebol .

Seria um novo descobrimento do Brasil?

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!